sábado, 6 de julho de 2019



Como o Reiki Ajuda os Pacientes com Câncer

Reiki, uma técnica de redução do estresse e relaxamento, tornou-se um tema de curiosidade para pacientes com câncer em todos os lugares. Estudos e evidências anedóticas mostraram que, além de promover o relaxamento entre os pacientes, Reiki também pode ser usado para incentivar a cura e fornecer outros benefícios. Na verdade, alguns estudos têm mesmo explorado o efeito do Reiki em pacientes que estão passando por tratamento oncológico ao mesmo tempo. Estes estudos descobriram que, embora Reiki não é um substituto para outros tratamentos de câncer, pode melhorar estes tratamentos e oferecer uma série de benefícios para os pacientes como lidam com os sintomas e estresses do câncer.

O que é Reiki?

Reiki é uma prática japonesa com um nome que significa “energia de vida universal”. Esta técnica é baseada na idéia de que o praticante pode incentivar o fluxo e a livre circulação de energia espiritual do cliente através do toque ou proximidade. Reiki foi amplamente levado para o oeste do Japão no final dos anos 1930 pela Sra. Hawayo Takata. Ao longo do tempo, Takata passou seu conhecimento para os outros, e a técnica se espalhou por todo o mundo ocidental.
Durante uma sessão de Reiki, o praticante suavemente toca o paciente levemente com as duas mãos em posições de mão específicas ou mantém suas mãos ligeiramente acima do paciente. As sessões de Reiki normalmente duram aproximadamente uma hora. Durante a sessão, o praticante colocará suas mãos em até 15 diferentes posições manuais tradicionais sobre ou sobre o corpo do paciente, segurando cada uma das posições por dois a cinco minutos de cada vez. O tratamento é completamente não-invasivo e não requer manipulação de tecido ou pressão dolorosa.

Como funciona?

As pessoas que praticam o Reiki compreendem que dor e doença no corpo são exemplificadas por vias de energia bloqueadas. O objetivo dos tratamentos de Reiki é fortalecer o fluxo de energia através dessas vias bloqueadas ou perturbadas, diminuindo assim a dor e aumentando a capacidade natural do corpo para combater doenças e curar-se.
Para pacientes com câncer, Reiki pode ser capaz de ajudar a reduzir a dor associada com a progressão da doença. Ele também pode reduzir alguns dos sintomas desconfortáveis pacientes comumente experiência durante o tratamento do câncer, como ansiedade, fraqueza e náuseas. Além disso, Reiki também pode melhorar a saúde emocional do paciente e perspectivas, o que pode aumentar a capacidade do paciente e vontade de cumprir com as instruções do médico e aderir aos protocolos de tratamento.

Pesquisa notável

De acordo com a American Cancer Society, um pequeno estudo de pesquisa mostrou recentemente que os pacientes submetidos a tratamentos de Reiki durante o câncer relataram menos dor em geral. Esses pacientes ainda tomaram a mesma quantidade de analgésicos, mas relataram sentir-se melhor quando o Reiki fazia parte do seu regime de tratamento. A Penn Medicine relata que outro estudo conduzido pela Iniciativa Integrativa de Oncologia do Centro de Câncer Abramson mostrou que o Reiki pode proporcionar muitos benefícios aos pacientes quando realizados em conjunto com tratamentos tradicionais, incluindo uma redução na percepção de dor dos pacientes, níveis de estresse reduzidos, relaxamento.

Evidência Anedótica

American Cancer Society afirma que há uma série de relatórios de pacientes que apoiam a eficácia do Reiki no que diz respeito a refrescar o espírito e melhorar a sensação de bem-estar de uma pessoa. Muitos pacientes com câncer que utilizaram Reiki também relataram menos náuseas e vômitos após sessões de Reiki tomadas durante o tratamento do câncer.
Em um artigo recente, Penn Medicine descreveu as experiências anedóticas de um paciente de Reiki: Joan Pouch. Pouch estava no meio do tratamento para o câncer de mama estágio 3 quando ela começou a usar Reiki para ajudá-la a lidar com os sintomas da doença e os efeitos colaterais do tratamento. De acordo com Pouch, sessões de Reiki a relaxaram. Pouch também disse que sessões de Reiki ajudaram a restaurar seu senso de equilíbrio mental e físico. Na verdade, Pouch encontrou os tratamentos tão benéfico que ela mais tarde se tornou um praticante de Reiki.

Reiki e os Tratamentos de Câncer

Como o Reiki é uma técnica não invasiva que não causa efeitos colaterais ou complicações, pode ser realizada em pacientes com câncer praticamente a qualquer momento após o diagnóstico. Se o paciente é recém-diagnosticado e esperando para começar o tratamento, está ativamente em tratamento ou está nos estágios tardios do câncer e enfrentando um mau prognóstico, sessões de Reiki pode ser benéfico. Reiki também pode ser eficaz na redução da ansiedade e induzir relaxamento e equilíbrio entre os pacientes que estão em remissão após completar tratamentos de câncer.
No entanto, apesar de seus muitos benefícios, é importante notar que o Reiki não é um substituto para tratamentos tradicionais de câncer. Embora estudos e evidências anedóticas indicam que Reiki pode ser aumentar os níveis de conforto do paciente e melhorar a cicatrização, não foi cientificamente demonstrado para tratar o câncer de forma eficaz por conta própria. Assim, os pacientes devem ver o Reiki como uma parte de um plano abrangente de tratamento do câncer.

Benefícios do Reiki

– Alívio de Dores
– Equilíbrio Emocional e Mental
– Fortalece o Sistema Imunológico
– Redução dos Efeitos Colaterais (Medicação e Quimioterapia)
– Reduz Ansiedade, Estresse e Depressão
– Melhora a Qualidade do Sono
– Proporciona Paz Interior e Bem Estar
* A Terapia Reiki não substutui o Médico Oncologista, o Psicólogo e alopatia para essa patologia. O Reiki trabalha em consonância.
#Reiki #TerapiaReiki #ReikieCancer #ReikieDepressão #YuriAlexeiTerapeutaIntegrativo

Fonte:
http://www.cancer.org/treatment/treatmentsandsideeffects/complementaryandalternativemedicine/manualhealingandphysicaltouch/reiki
http://news.pennmedicine.org/inside/2014/01/reiki-a-light-touch-that-helps-cancer-patients.html
http://iarp.org/how-reiki-helps-cancer-patients/

Nenhum comentário:

Postar um comentário